+ Populares

Aviso


01 abril 2011

Tipos de cirurgia bariátrica realizadas pelo SUS

O Programa Bem Estar exibido no dia 23 de março, tratou dentre outros assuntos, dos tipos de cirurgia bariátrica realizados pelo SUS.

Os 18 estados que atualmente têm habilitação para fazer a cirurgia bariátrica pelo SUS são: Pará, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grossoe Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

O número de operações de redução de estômago no SUS mais que dobrou (150%) entre 2003 e 2010, passando de 1.778 para 4.437. As secretarias estaduais da Saúde são responsáveis por monitorar a lista dos pacientes que, por indicação médica, farão o procedimento.

Em 2009, o investimento nesse tipo de cirurgia chegou a R$ 20 milhões, um aumento de quase 30% em relação a 2007. Atualmente, 73 unidades de saúde no país estão habilitadas a realizar a operação pelo SUS. Dois anos antes dela, porém, o paciente deve passar por uma avaliação clínica e cirúrgica e um acompanhamento com equipe multidisciplinar. Nesse período, ele é submetido a uma dieta e, se os resultados não forem positivos, o procedimento é recomendado.

IMC
A indicação é feita quando o índice de massa corporal (IMC, ou seja, a razão entre o peso e a altura ao quadrado) é maior de 40 em pessoas com mais de 18 anos. A redução de estômago também pode ser feita em pacientes que estiverem com IMC entre 35 e 40 e apresentarem diabetes, hipertensão, apneia do sono ou hérnia de disco, entre outras doenças.

  • Peso normal: IMC de18,5 a 24,9
  • Sobrepeso: de 25 a 29,9
  • Obesidade moderada: de 30 a 34,9
  • Obesidade grave: de 35 a 39,9
  • Obesidade mórbida: acima de 40

Curiosidades do estômago
O estômago é um órgão elástico, de 20 cm de comprimento e 10 cm de largura, cujos músculos são capazes de fazê-lo contrair ou relaxar. Nele cabe de 1 a 1,5 litro de comida, quantidade igual para todas as pessoas, sejam gordas ou magras.
Após uma cirurgia, o volume pode ser reduzido a 20 ou 30 ml, equivalente a metade de uma xícara de cafezinho. A digestão pode precisar de até 4 horas para o estômago esvaziar e, nesse período, é produzido cerca de1,5 litro de suco gástrico.
Fonte: Bem Estar
Veja aqui como são as cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS:



Fonte: Gastroenterologia - Arthur Garrido, especialista em Obesidade
Arte: G1

Para assistir ao programa completo clique aqui.

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores