+ Populares

Aviso


22 fevereiro 2011

Proibição de remédio para emagrecer causará mais problemas do que sua liberação

A ANVISA pretende proibir a venda de medicamentos que ajudam a combater a obesidade. Amanhã, dia 23 de fevereiro, haverá uma audiência pública para discutir o cancelamento do registro de fármacos cuja substância inclua a sibutramina, e também dos anorexígenos anfetamínicos (dietilpropiona, femproporex e mazindol).

A posição da Agência está baseada em estudos científicos e no parecer da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) de 26 de outubro de 2010. Segundo esses estudos os medicamentos apresentam alto risco de provocar problemas cardíacos.


Sociedades médicas como a de Endócrinologia, Cardiologia, Clínica, Medicina da Família, AMB, CFM são contra a proibição. Esses medicamentos são importantes aliados no tratamento da obesidade.

Leia aqui o posicionamento oficial da ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).

Minha opinião
Pelo que estudei sobre o assunto, e que tenho lido nas discussões por aí, tratam -se de medicamentos seguros para o tratamento da obesidade. Como todo medicamento apresentam efeitos colaterais e contra-indicações, todos de conhecimento dos médicos que os prescrevem e poderíamos dizer público, pois estão na bula.

Existem obesos que não conseguem resultados satisfatórios com a dobradinha dieta+exercício e a obesidade oferece riscos de desenvolver doenças crônicas como diabetes, dislipidemias e hipertensão, aumentando então os riscos de desenvolverem doenças cardíacas. Sem contar nos que já apresentam tais doenças. Nesses indivíduos o uso dos medicamentos, que querem proibir, é fundamental para auxiliar no emagrecimento e evitar que a situação deles seja ainda mais grave.

Todos sabemos que a obesidade já é tratada como epidemia, que a tendência é haver um agravamento na situação nos próximos anos e que teremos consequências sérias, incluindo aí impacto na economia.

Proibir o uso dos medicamentos pelos motivos alegados é passar atestado de incompetência para os médicos que já faziam a prescrição ou vocês acham que eles receitariam esses remédios para quem já apresentava risco cardíaco? Sim, pois para indivíduos fora do grupo de risco, as pesquisas não mostraram problemas.

Proibir o uso dos medicamentos irá fomentar o mercado negro, ou vocês acham que quem sofre com a obesidade, já fez tudo para emagrecer e vinha tendo bons resultados com os remédios, vai simplesmente acatar a decisão da ANVISA? Por mais arriscado que possa ser.

Proibir o uso dos medicamentos irá, arriscaria dizer a curto prazo, aumentar o número de cirurgias bariátricas, com todos os riscos que envolvem um procedimento cirúrgico. Com todos os transtornos que essa cirurgia trás para quem a faz. E com todas as despesas, muitas vezes pagas pelo estado.

Proibir o uso dos medicamentos irá aumentar o número de pessoas que usarão fórmulas mágicas, essas sim arriscadas, e também daquelas que farão dietas milagrosas, sabidamente prejudiciais à saúde.

Como disse o Dr. Márcio Mancini, via Twitter: Será que tantas organizações médicas estão erradas e a ANVISA certa?

E você? Qual a sua opinião? Participe, deixe o seu comentário!

Um comentário:

sophia disse...

Acho interessante,quererem aprovar o uso da maconha,se for para dor,uso medicinal,tudo bem; agora,proibir os remédios que usam formula com anfetamina, é ruim,pois a pessoa que faz uso pq a tireoide não funciona,nem mesmo com remédios para tal;o gordo infeliz entram em depressão profunda, é como fazer uma cirurgia plástica não por vaidade e sim por baixa estima,a vida é maravilhosa p/quem pode optar pelo seu peso;a maioria não é gordo pq come,tenho como prova, amigas que só comem massa e doces,e são magras ,e riem qdo dizemos q. engordamos até com legumes,alias essas pessoas nem mesmo tem hipertireoidismo,pq. proibir;quem toma sabe q vive melhor,e se for por problemas q podem advir com o uso ,é só ler uma bula de remédio qualquer,e ele nunca usaria;esta proibição incita a procurar outras formulas,q poderá até levar a morte.VCS LEMBRAM DO USO OBRIGATORIO DA BOLSA DE EMERGENCIA NOS AUTOS;DEPOIS Q ALGUÉM ENCHEU A CONTA,FOI PROIBIDO,PQ PODERIA FAZER USO ERRADO DO MESMO;ASSIM COMO HORA COMER OVOS,MANTEIGA,AUMENTAVA O COLESTEROL;AGORA É MELHOR USA-LOS DO QUE MARGARINA,MAIONESE,QUEM ESTÁ GANHABDO COM ISSO?

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores