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26 janeiro 2011

Emagrecer rápido: verdades e mentiras

Emagreça rápido em três semanas, perca 10 quilos em um mês, emagreça em uma semana, essas promessas estampam capas de revistas e páginas principais de sites. O que é verdade e o que é mentira nessas promessas?

Emagrecer rápido é possível, perder muitos quilos em poucas semanas não é tarefa difícil. Provavelmente fazendo o que é sugerido nessas revistas e sites você conseguirá emagrecer rápido sem muita dificuldade. Isso ocorre, pois o que geralmente é proposto são dietas altamente restritivas, algumas vezes baseadas em apenas um tipo de alimento, não é raro só com líquidos.

O problema vem depois...

Emagrecer rápido pode trazer diversos problemas para sua saúde.
Dietas restritivas feitas por longo tempo podem levar à desnutrição. Fora isso ao emagrecer muito rápido seu organismo não tem tempo de se adaptar à nova condição, a restrição alimentar leva seu corpo a entender que você está privado de alimentos, o que é verdade, mas ele não entende que isso é feito por vontade própria e passa a trabalhar menos com o objetivo de poupar o máximo. Assim que a dieta for deixada de lado seu corpo irá armazenar tudo o que puder fazendo com que engorde novamente.

Então o que fazer?

O primeiro passo é entender que o processo de emagrecimento, em termos calóricos, é igual ao processo que você passou para engordar.
1kg = 7700kcal
Para engordar um quilo você precisou ingerir 7700kcal a mais do que gastou e para emagrecer terá que gastar 7700kg a mais do que ingere. Portanto se levou muito tempo para engordar, não dá para pensar em emagrecer da noite para o dia, não se quiser preservar a sua saúde.

Emagrecer rápido além de não ser saudável não é durável. Pessoas que emagrecem rápido tendem a recuperar o peso perdido em um ano. Para ter um resultado saudável e duradouro é preciso seguir algumas regras:

  1. Procure um nutricionista para montar um dieta adequada às suas necessidades;
  2. Evite concessões na sua dieta;
  3. Mastique bem os alimentos;
  4. Alimente-se a cada 3 ~ 4 horas;
  5. Evite doces elaborados (com recheios e caldas);
  6. Prefira as frutas ao suco de frutas;
  7. Beba bastante água;
  8. Sempre comece a refeição por uma salada;
  9. Faça exercícios com orientação profissional;
  10. Estabeleça metas factíveis, até 4kg por mês é considerado saudável.

3 comentários:

Madre Madalena da Santíssima R.A. disse...

Querida Alma Magra em Cristo.
Seu blog é realmente inspirador.
Santo Ósculo em seu coração!

Nanda disse...

oi
adorei seu blog to te seguindo e ja te linkei no meu cantinho, passa lá.
muita informaçao preciosa aqui. to adorando. bjimm

웃 Lu Silva 웃 disse...

Denise fantástico, concordo plenamente com seu post, mas tem horas que temos que ir ao extremo...rs, meu caso!

Suas dicas são muito boas... temos que nos atentar a tudo sim!

bjos fofos

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