+ Populares

Aviso


12 outubro 2010

11 de outubro: Dia Nacional de combate à Obesidade.

Essa foi a postagem do Blog do Pediatra em Casa na campanha de postagem coletiva pelo Dia Nacional de combate à obesidade

Mês passado, li num galhardete divulgado no interior do prédio da AMIL uma mensagem alarmante. Eu já havia mesmo me interessado em escrever sobre isso, mas com o convite da Denise, achei mais interessante deixar para hoje.

Copiei o galhardete, uma vez que não encontrei o responsável, para pedir autorização para escanear ou copiar para o blog. Diz assim o "sinaleiro":

A obesidade infantil pode pesar muito na vida adulta.

O risco de uma criança obesa tornar-se um adulto obeso aumenta de forma alarmante, de acordo com a idade:

aos 2 anos, 15%
aos 5 anos, 35%
aos 7 anos, 50%
aos 10 anos, 80%

O Brasil já ostenta um perigoso recorde: aqui, a porcentagem de crianças entre 2 e 5 anos de idade com sobrepeso já supera a dos EUA.
Ajude a mudar esse panorama.


Isso não te choca? Não doem seus olhos? Isso me deixa profundamente incomodado. Fico visivelmente esconfortável quando atendo um paciente obeso no consultório ou na emergência. Não consigo passar sem uma orientação ou encaminhamento, ou sem calcular pelo menos o IMC. (e aqui).

Quem sou eu pra dizer?
Idade: 35 anos
Altura 1,86 metros
Peso: (...)
IMC: 26,01
Resultado: Sobrepeso

Nunca fui uma criança obesa (pelo menos a partir do sarampo sarampo sarampo segundo minha mãe), mas me tornei um adulto com sobrepeso. Tenho vários obesos na minha família e também há tantos outros na família da minha esposa. Meus filhos, portanto, têm genes e hábitos herdáveis para poderem ser obesos. Graças a Deus e à atividade física e à boa alimentação (e talvez aos genes herdáveis da banda magra da família), têm pesos saudáveis.

Mas apesar de não ser (ou não poder mais) ser um atleta, sei dos riscos e das medidas para serem tomadas ou administradas. E nossos filhos? E os seus?

Vamos falar sobre isso em alguns outros posts.

Leia mais:
TED Prize vai para a boa mesa
Obesidade
Cinturinha de pilão...
Semana da Alimentação Saudável
Amamentação reduz chances de obesidade na infância, diz especialista.
Espalhe uma vida melhor
Um abraço.

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores