+ Populares

Aviso


11 outubro 2010

3ª Postagem Coletiva pelo Dia Nacional de Combate à Obesidade, dois anos de Infobeso e caminhamos para trás

Hoje o Infobeso - Um blog de Peso, comemora seu segundo aniversário e promove a terceira postagem coletiva pelo Dia Nacional de Combate à Obesidade.

Nesses dois anos de vida muito foi estudado e descoberto acerca do tratamento da obesidade. O estudo do DNA ajudou a compreender melhor o metabolismo das gorduras, medicamentos que aparecem como promissores e tem sua comercialização suspensa, descobertas sobre o hipotálamo reforçam sua importância no tratamento. Alimentos ricos em gorduras trans, poucas horas de sono e stress tem forte influência no acúmulo de gordura. Surgem novas drogas para o tratamento e a tão badalada sibutramina passa por grande polêmica. Surgem novos procedimentos cirúrgicos. Congressos, seminários e encontros sobre a obesidade pipocam pelo mundo. E esses são apenas alguns exemplos.

Com tudo isso o que vemos, na prática, no dia a dia, é o crescimento do problema. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, já temos metade da população brasileira adulta, acima do peso. Crianças e adolescentes obesos tornaram-se um problema real.


O que está faltando? Porque estuda-se tanto, faz-se tantas descobertas e a obesidade continua crescendo?
Faltam ações práticas! Falta mobilização! De que adianta acumular conhecimento e não colocá-los em prática? 

O tratamento é complexo, a cada novo estudo, a cada nova descoberta percebemos o quanto isso é verdadeiro. Tentar combater a obesidade sozinho é praticamente impossível, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional, pois envolve muitas áreas do conhecimento.

A sensação que tenho é que as pessoas estão desistindo, entregando os pontos. Vejam, para essa postagem coletiva foram convidados, diretamente, mais de 100 blogs, sem contar as ações de divulgação pelas redes sociais e fóruns convidando publicamente a participar. A aderência foi a menor dos três anos, serão publicados aqui pouco mais de 10 textos, contra os 35 do primeiro ano, a ideia era aumentar não diminuir. Minha esperança é que ganhemos em qualidade!

Para mudar esse quadro, para tirar a coisa do papel, dos laboratórios de pesquisa das universidades é preciso haver uma mobilização. O Poder Público precisa fazer campanhas que atinjam efetivamente a população e a iniciativa privada também poderia fazer a sua parte. A obesidade é um problema de saúde pública e como tal afeta diretamente e indiretamente a saúde econômica do país.

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores