+ Populares

Aviso


14 setembro 2010

Obesidade é causada por isolamento de células do cérebro

Um estudo acaba de descobrir por que algumas pessoas consumem altas quantidades de calorias e não engordam, enquanto outras ganham muito peso. A resposta ao dilema está na mente: uma dieta rica em gordura pode fazer com que as células cerebrais fiquem isoladas do corpo, o que impede que sinais vitais - como os que dizem ao corpo para parar de comer - cheguem ao cérebro.

De acordo com Michael Cowley, que coordenou a equipe de pesquisadores da Universidade de Monash, na Austrália, "esses circuitos que regulam o comportamento alimentar e o gasto energético são naturais ao organismo”. Assim, pessoas obesas não têm uma exata noção do quão satisfeitas estão ou da quantidade de gordura que seu corpo já armazenou. Tudo culpa do cérebro, que não consegue alertar o corpo a parar de ingerir alimentos. “Assim, a capacidade de emagrecer é significativamente menor”, explica o cientista.

A descoberta, um passo importante no tratamento da epidemia de obesidade que atinge um número cada vez maior de países, é resultado de uma pesquisa de quatro meses feita com camundongos e ratos. O estudo constatou que a predisposição neural à obesidade era 30% maior nos animais, quando comparada aos membros do grupo com células resistentes à obesidade.

Clique aqui para ler o resumo desta pesquisa (em inglês).

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores