+ Populares

Aviso


03 agosto 2010

Cronobiologia: Sono, Ganho de Peso e Alterações Metabólicas

Este artigo foi publicado na Revista ABESO Edição nº 45 - Ano X - Nº 45 - Jun/2010

A cronobiologia estuda as características temporais da matéria viva, em todos os seus níveis de organização, o que inclui o estudo dos ritmos biológicos. Estes ritmos são controlados por sincronizadores externos como a luz, os horários de alimentação, trabalho, mas também persistem sem estas pistas ambientais, o que os caracteriza como ritmos gerados endogenamente como, por exemplo, a temperatura corporal e a liberação hormonal. Esta organização temporal compõe-se de ritmos de diversas frequências, dos quais os de 24 horas (circadianos) são os mais estudados.

No organismo humano, os núcleos supraquiasmáticos localizados no hipotálamo são responsáveis pela integração entre a temporalidade externa (zeitgeber) e a organização temporal interna. Estes núcleos recebem a luminosidade por meio do feixe nervoso retino-hipotalâmico e passam a trabalhar como um relógio, que fornece sinais para a sincronização da ordem temporal interna com os ciclos ambientais claro/escuro.

Devido às exigências da sociedade moderna - com serviços que devem funcionar ininterruptamente, o acesso à televisão, à internet - observou-se um desencontro entre os horários tradicionais da sociedade e o criado para os indivíduos, e principalmente uma redução nas horas de sono, como observado na figura 1. Essa dessincronização pode levar a distúrbios do ritmo circadiano, iniciando pelo ritmo vigília-sono. Na maioria dos casos, o corpo humano é exposto ao estresse contínuo a partir de detentativas de se adaptar, o mais rapidamente possível, às diferentes horas de trabalho, ou a uma viagem, ou uma noite sem dormir. Estudos recentes mostram que alterações neste ritmo influenciam diversos aspectos relacionados à homeostase corporal, como o controle glicêmico, a liberação dos hormônios responsáveis pela fome e saciedade, e o controle do peso corpóreo. Isto ocorre pois os sistemas endócrino e digestivo apresentam padrões peculiares durante o sono.

Para ler o artigo completo clique aqui.

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores