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07 julho 2010

Pilates e emagrecimento

Este texto foi publicado originalmente no Blog Fique Informa.

Há uns dias atrás, ganhei do meu marido um DVD “Pilates Rápido para a Perda de Peso”, fiquei curiosa para saber como funcionava isso e logo que pude assisti. O DVD é ótimo, eu recomendo, já com relação à perda de peso…



Quando me perguntam se Pilates emagrece a resposta é sempre a mesma: depende. Como eu canso de dizer emagrecer é uma questão de matemática, se você gasta mais do que ingere vai emagrecer, independente do que estiver fazendo, inclusive Pilates.

Mas o Pilates não tem a queima de gordura como vocação. Isso ocorre pois não se trata de uma atividade aeróbia, essas sim são vocacionadas para emagrecerem. No Pilates são trabalhadas capacidades neuromusculares: força e flexibilidade, mas isso fica para um outro post.

Voltando ao Pilates que emagrece…

Apesar disso é possível fazer do Pilates uma atividade que emagrece. Um dos seus princípio é a fluência, a capacidade de encadear um exercício no outro. Uma pessoa bem treinada na técnica, poderia conseguir manter sua frequência cardíaca de moderada a alta, caracterizando a atividade aeróbia. Para isso além de experiente o praticante precisaria selecionar muito bem a sequência de movimentos, para não haver pausas.

Na prática não é tão simples assim. Os exercícios são escolhidos de acordo com as necessidades de quem está praticando, leva em consideração o objetivo, o conhecimento prévio dos movimentos, os desequilíbrios musculares e as patologias. A tentativa de praticar um Pilates que emagrece poderia trazer prejuízo para a técnica e torná-la pobre não atendendo a todas as necessidades. Ainda que consigamos fluência em determinada sequência de movimentos uma breve pausa se faz necessária para trocar de posição, de implemento, de molas, de equipamento.

O ideal, como diz um aluno meu, é cada macaco no seu galho. Se quer praticar Pilates e emagrecer, alterne suas aulas com seções de caminhada, corrida, bicicleta ou outra atividade cuja vocação seja trabalhar a capacidade aeróbia. Além disso segure a onda na alimentação, consultar um nutricionista faz toda diferença. Uma atividade irá complementar a outra e quem ganha com isso é você e sua saúde.

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