+ Populares

Aviso


25 junho 2010

Projeto de lei quer profissionais de nutrição e educação física no PSF

Nesta quarta-feira (23/junho/2010), o senador Jayme Campos (DEM-MT), apresentou o projeto de lei que determina a inclusão no Programa de Saúde da Família (PSF) de equipes de profissionais de nutrição e de educação física.

Segundo o parlamentar, a medida tem como objetivo o combate ao aumento no número de brasileiros com sobrepeso verificado nos últimos anos. Citando dados do Ministério da Saúde, ele informou que o número de pessoas obesas no país saltou de 42,7% em 2006, para 46,6%, em 2009.

De acordo com Campos, está claro para os especialistas da área médica que a obesidade decorre, principalmente, de maus hábitos alimentares e do sedentarismo.

"O combate à obesidade deve se converter numa política eficiente e de largo alcance, visto que esta condição também tem grande incidência entre as camadas menos abastadas da população", disse.

De acordo com dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 51% dos homens e 42,3% das mulheres têm excesso de peso. A ocorrência do problema está relacionada a fatores genéticos, mas há uma influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados no decorrer da vida. Entre os homens, a situação é mais comum a partir dos 35 anos, mas chega a 59,6% de 55-64. Na população feminina, o índice mais que dobra na faixa etária dos 45 aos 54 anos (52,9%) em relação a 18-24 anos (24,9%).
Fonte: ISaúde

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores