+ Populares

Aviso


20 abril 2010

Receita Ligth: Peixe com gengibre e cestinhas de alho-poró



Ingredientes

Para o peixe
100 g de gengibre
2 col. (sopa) de fécula de batata
Suco de 1 limão
1 pitada de pimenta-do-reino
1 col. (café) de fondor
1 col. (sopa) de cebola ralada
1 dente de alho
1 col. (chá) de cheiro-verde picado
Sal à gasto
4 postas de robalo sem pele

Para a cestinha
4 fatias de pão de forma light
1 col. (chá) rasa de margarina light
20 ml de água
1 col. (sopa) de cebola ralada
200 g de cogumelo tipo shimeji picado
½ col. (sobremesa) de maisena
2 g de caldo de vegetais light em pó

Para o purê de alho-poró
1kg de alho-poró
1 col. (café) de adoçante culinário
1/3 de xícara (chá) de água
2 col. (sopa) de suco de limão
1 col. (chá) de sal
½ xíc. (chá) de leite desnatado

Modo de preparo do peixe
Prepare o gengibre: descasque o gengibre e rale-o na parte fina do ralador. Esprema a massa de gengibre num pano de prato, apertando bem para retirar todo o líquido. Reserve o líquido. Espalhe a massa de gengibre numa assadeira. Leve a massa de gengibre ao forno médio (180ºC), preaquecido, e asse até que esteja completamente seco (cerca de 10 minutos). Retire do forno e junte à fécula de batata. Reserve. Num recipiente, junte o suco de limão, a pimenta-do-reino, o fondor, a cebola, o alho, o cheiro-verde, 1 col. (sopa) do suco de gengibre reservado e sal a gosto. Coloque as postas de robalo nesse molho e deixe-as marinando por cerca de 40 minutos (vire as postas na metade do tempo). Numa assadeira antiaderente, disponha as postas de peixe e regue com a metade da marinada. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 10 minutos. Vire as postas de peixe, regue com o restante da marinada e cubra cada posta com a mistura de gengibre e fécula. Volte novamente ao forno e asse até dourar o gengibre.

Modo de preparo da cestinha
Bata no processador as fatias de pão. Acrescente a margarina e a água. Torne a bater. Abra a massa em formas individuais para empada. Reserve. Aqueça a margarina e doure a cebola. Junte o restante dos ingredientes, exceto a maisena. Cozinhe de 5 a 10 minutos. Adicione a maisena e cozinhe até engrossar. Recheie as cestinhas e leve ao forno médio (180ºC) por 20 a 30 minutos.

Modo de preparo do purê de alho-poró
Cubra o alho-poró com água. Cozinhe em fogo médio por 20 minutos. Escorra e passe pelo processador. Reserve. Em uma panela pequena, leve o adoçante ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até obter um caramelo claro. Abaixe o fogo acrescente aos poucos a água e o suco de limão. Mexa até dissolver o caramelo. Junte o alho-poró reservado e o sal, misture. Acrescente o leite e cozinhe mexendo sempre até ferver. Sirva cada posta de peixe acompanhada de uma cestinha e um pouco do purê de alho-poró.

Fonte: Boa Forma

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores