+ Populares

Aviso


13 abril 2010

Porque as pessoas acreditam em tratamentos mágicos para emagrecer?

Você acredita em tudo que lê sobre emagrecimento fácil? A resposta deve ter sido não, mas provavelmente acontece o contrário. Gostaria de entender porque as pessoas acreditam em tratamentos mágicos para emagrecer?

Teoricamente emagrecer é fácil, não é uma questão nutricional, é uma questão matemática. Coma menos do que gasta e pronto o emagrecimento está garantido. Na prática a coisa é um pouquinho...bem mais complicada.
São inúmeros os fatores que interferem no emagrecimento questões genéticas e problemas metabólicos fazem parte desses fatores mas o principal deles é o fator comportamental. Aí abre-se uma lista enorme de motivos que vão dos hábitos alimentares e da atividade física e passam pela quantidade de horas dormidas, temperatura, nível de stress e tantos outros.

É preciso promover uma mudança geral de hábitos para melhorar a qualidade de vida, o emagrecimento virá com brinde. Mas...mudar hábitos é difícil, dá preguiça, dá trabalho... É mais fácil tentar acabar com as gordurinhas acreditando em mágica. Sim, mágica! É cada vez maior o número de pessoas que recorrem à cirurgia do estômago, sem necessidade, na tentativa de emagrecer. Há também àquelas que preferem medicamentos que diminuem o apetite ou dão sensação de saciedade. E há aquele grupo que acredita em tudo que lê, se for dito por alguém famoso, melhor!

Informações precisam ser checadas
Não significa que alguém famoso ou conceituado fale sobre determinado tratamento, que ele funcione. É necessário confirmar as fontes e verificar se são confiáveis. Uma prova disso eu tive aqui no Infobeso, no início do mês.

Post do Infobeso trouxe informação mentirosa, poucos leitores questionaram
Escrevi o post Pílula que acaba com a obesidade é descoberta por pesquisadores brasileiros e recebi e-mails e comentários comemorando a descoberta. Com certeza de pessoas que não leram o post até o final...
Sempre cito a fonte das minhas informações, no caso de pesquisas busco a publicação científica e coloco um link para o artigo, no mínimo para seu resumo. Neste post não fiz isso. Propositalmente disse que a descoberta se dera por um grupo de pesquisadores da USP, pois traria uma suposta credibilidade para o que estava escrito ali e fiz uma breve descrição do tal estudo com todas as informações que quem espera por uma solução mágica para emagrecer gostaria de ler.
Aproveitei o dia 1 de abril para dar essa notícia (colocado com destaque no final do texto), a intenção era poder provocar uma discussão sobre o assunto.
E você o que acha? Porque as pessoas acreditam em tratamentos mágicos para emagrecer?

Um comentário:

Christiano Lima Santos disse...

Infelizmente, muitos ainda buscam uma solução miraculosa e rápida para o seu problema, algo "sem dor e sem esforço".

Foi muito criativa a sua ideia de aproveitar o dia primeiro de abril para instigar tal discussão, parabéns!

Eu tenho um blog, Nutrição em Foco, como podemos proceder para participar deste blog também?

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores