+ Populares

Aviso


23 março 2010

Remédio para Emagrecer

Fiz esse post para o Blog Fique INforma em agosto de 2008 e devido a sua grande procura decidi reproduzí-lo aqui.

Fazendo um busca rápida é possível encontrar facilmente anúncios de remédios para emagrecer sem receita médica e outras fórmulas milagrosas (leia aqui um alerta para comprar medicamentos pela internet). Mas você sabe como eles agem, qual é a recomendação e porque sua venda sem receita é proibida?

A maioria desses remédios são moderadores de apetite e agem diminuindo o apetite (anorexígenos) ou aumenteando a sensação de saciedade (sacietógenos). A FDA (órgão americano que regula medicamentos) aprova a utilzação da sibutramina, fentermina, dietilpropriona e fendimetrazina. As anfetaminas, apesar de inibirem o apetite, não são recomendadas para o tratamento da obesidade por causarem dependência química. Outros medicamentos também são usados para emagrecer, são eles o orlistat, mais conhecido como xenical, que impede a absorção de 1/3 da gordura ingerida pelo organismo e o rimonabanto (teve a venda suspensa leia aqui), que agia principalmente na gordura abdominal, diminuindo os riscos de desenvolver cardiopatias, diabetes e dislipidemia.

Os medicamentos para emagrecer são recomendados para aquelas pessoas que correm o risco de desenvolver doenças associadas ao excesso de peso e só podem ser usados com prescrição médica, pois possuem efeitos colaterais (na maioria moderados), oferecem risco de intoxicação e tem relações medicamentosas (com outros medicamentos) que apenas os médicos podem avaliar os riscos. Além disso as pesquisa feitas com esses medicamentos foram curtas, com duração de até 12 meses e portanto os efeitos do uso por longo prazo ainda não foram determinados.

Apesar dos medicamentos para emagrecer oferecerem um resultado melhor no tratamento da obesidade quando comparado aos tratamentos sem o uso de medicamentos, a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas são fundamentais para a manutenção do resultado e a não recuperação do peso eliminado. Essa é a maior dificuldade, o uso dos remédios podem fazer com que as mudanças de hábito sejam negligenciadas.

Se você pretende usar medicamentos para emagrecer antes de tudo consulte um médico e avalie com ele:

  • Porque o uso de medicamentos é importante no seu caso;
  • Qual o medicamento será usado, como é sua ação e quais são os efeitos colaterais;
  • Por quanto tempo irá tomá-lo;
  • Quais são as outras ações que deverá tomar para emagrecer (dieta e exercício);
  • Como será feito o contato com os outros profissionais envolvidos no tratamento.

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores