+ Populares

Aviso


01 março 2010

Quem come mais rápido consome mais calorias

Que comer rápido engorda todo mundo já sabia, a novidade foi a comprovação que esse hábito também implica no aumento do consumo calórico.

Pessoas que comem rápido tendem a ingerir uma quantidade maior de alimentos do que aquelas que comem lentamente. Dentro do estômago existem receptores (baroreceptores), pontos espalhados pelas paredes, que enviam uma mensagem para o cérebro quando são pressionados indicando que o estômago está cheio. Ocorre que nas pessoas que comem rapidamente quando o estômago fica cheio e envia a mensagem de saciedade para o cérebro existe uma grande quantidade de comida que ainda está a caminho. Esse excesso engorda pelo fato de se tratar de uma quantidade de comida desnecessária para o corpo.

Aumento no consumo calórico
A novidade vem de uma pesquisa publicada mês passado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (leia aqui o resumo original) que trás evidências sobre o aumento do consumo calórico relacionado à velocidade de ingestão dos alimentos.
No estudo um grupo recebeu a mesma quantidade de sorvete (300ml - 675Kcal) em duas ocasiões diferentes sendo orientados para consumirem em 30min e da outra vez em 5min.
Foram coletadas amostras de sangue para medir a insulina e hormônios do trato intestinal antes, durante e depois de comerem o sorvete. O resultado foi surpreendente, dois hormônios indicadores da saciedade foram mais pronunciados no teste de 30min.

5 dicas para comer mais devagar

  1. Evite fazer as refeições na frente da televisão;
  2. Preste atenção no que está comendo;
  3. Mastigue muitas e muitas vezes antes de engolir;
  4. Coloque quantidades pequenas na boca;
  5. Descanse o garfo no prato enquanto mastiga

Comendo mais devagar você se sentirá saciado ingerindo uma menor quantidade de alimentos e consumindo menos calorias. Assim você poderá comer de tudo e ainda emagrecer!

2 comentários:

Pedro disse...

Então o lance é comermos carne de segunda que nos faz gastar 10x mais tempo pra mastigar.

Denise Carceroni disse...

Respondendo para o Pedro

Oi Pedro!

Ótima sacada! Adorei!

Um abraço

Denise Carceroni

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores