+ Populares

Aviso


13 outubro 2009

Reeducação Alimentar: o modo mais barato de emagrecer

Essa foi a postagem do blog A dor e a delícia e ser quem eu sou... na campanha de postagem coletiva pelo Dia Nacional de combate à obesidade.




Quando se pensa em obesidade, se pensa em dieta e só quem já fez loucuras para emagrecer sabe que a palavra dieta assusta.E isto, por si só já atrapalha o resultado. Não sei se é algo psicológico, ou a pobre palavra é que ficou associada a algo negativo. Porém, dizer que se faz dieta remete a gasto de dinheiro e nem sempre calórico.

Hoje, quem quer ter um emagrecimento saudável excluí a palavra dieta do seu cardápio, da sua vida e a substitui por Reeducação Alimentar.
Mas o que é de fato isso? Em poucas palavras e sendo bem simplista, a reeducação consiste em comer de forma correta, combinando bem os alimentos, respeitando um intervalo de tempo regular entre uma refeição e outra. Ou seja, come-se de tudo, mas com moderação.
Também podemos dizer que reeducação, como o próprio nome diz, é o ato de reeducarse, de reaprender a comer.
Existem várias formas de se fazer uma reeducação alimentar. Com o acompanhamento de nutricionistas, com a contagem ods pontos atribuídos a comida( aí temos os Vigilantes do Peso, Meta Real e outros), usando o bom senso e a tal pirâmide alimentar. Cada pessoa pode escolher o que achar mais conveniente.
O importante não é apenas a troca de alimentos e a correta combinação entre eles, mas sim a a mudança de atitudes e comportamentos perante a nossa vida.
Precisamos estar preparados para mudar hábitos que muitas vezes pensávamos ser inofencivos à nossa saúde.
O ideal é encontrar o prazer em outros aspectos da vida e não apenas na comida, assim redirecionamos o foco e deixamos de comer apenas por comer.
A prática de exercício físico regularmente também só nos traz benefícios e se comemos a quantidade necessária para nosso peso e altura, com certeza a atividade física ajudará a queimar as gordurinhas que estiverem em excesso.
A água é fundamental na nossa vida, não apenas para quem está acima do peso, mas para qualquer pessoa. O que é recomendado é que se beba pelo menos oito copos por dia
Eliminar peso não é uma tarefa impossível, mas sim árdua e que requer empenho e esforço não só do obeso, mas também das pessoas que estão por perto.
A reeducação alimentar é um processo eficiente e acima de tudo barato, já que não precisamos a recorrer a ingredientes elaborados para a preparação dos cardápios. Basta estarmos dispostos a termos em casa frutas, verduras, legumes, grãos, carne, fibras. Tudo muito básico e encontrado na grande maioria das cozinhas.
Com isso podemos fazer nossas refeições mais leves e acima de tudo, saudáveis.
Sabemos que a obesidade é considerada uma doença, uma epidemia mundial, mas com uma mudança de atitude fácil e barata podemos sim fazer a nossa parte. Começamos em casa, com a troca de cardápio... e aos poucos mudaremos a alimentação de todos que estão a nossa volta.
O maior causador da obesidade é a alimentação inadequada. Se sabemos como fazer para termos uma alimentação saudável, por que vamos ficar de braços cruzados?

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores