+ Populares

Aviso


15 outubro 2009

Dietas que danificam o hipotálamo

Essa foi a postagem do Blog do Pharis na campanha de postagem coletiva pelo Dia Nacional de combate à obesidade

Participando da blogagem coletiva promovida pelo Blog Infobeso , da Denise Carceroni no Dia Nacional de combate à Obesidade, resolvemos procurar algum artigo científico sobre esta verdadeira epidemia que asola o mundo : a obesidade. Encontrei na revista Scientific American Brasil de maio de 2009 um estudo sobre dietas que danificam o hipotálamo, justamente a estrutura no cérebro responsável pelo controle da fome e do dispêndio de energia. Transcrevo trecho do artigo abaixo:





Segundo pesquisa desenvolvida pela Unicamp, algumas pessoas, quando expostas a dietas hipercalóricas, perdem gradativamente esse controle neural e passam a consumir mais calorias que gastam, tornando-se obesas com o passar do tempo. A descrição de lesão neurológica induzida por fatores nutricionais, como causa da obesidade, é inédita na literatura médica.


Há até alguns anos, acreditava-se que a obesidade se devia ao valor energético do alimento, apesar de evidências de não ser a única causa. Entre pessoas habituadas a dietas ricas em gordura sabe-se que umas engordam e outras não. Por isso, segundo os pesquisadores “buscamos em modelos animais outras explicações para a gênese da doença”, como detalha o professor Licio Augusto Velloso, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ao investigar a influência de ácidos graxos no funcionamento do hipotálamo, Velloso e seus colaboradores descobriram que as gorduras saturadas têm propriedades moleculares que ativam uma resposta inflamatória especificamente nessa pequena região do cérebro e, que essa inflamação é desencadeada por um receptor do sistema imune denominado Toll-Like Receptor 4 (TLR4).

Quando inflamado, o hipotálamo perde parte de suas funções e se estabelece um desequilíbrio entre ingestão de alimentos e dispêndio energético, na forma de termogênese, explica Velloso. Ele acrescenta que a exposição aos ácidos graxos saturados, quando prolongada, pode levar à morte de neurônios – processo chamado de apoptose. “A perda de neurônios com função central no controle do peso pode explicar porque pessoas obesas que se submetem a dietas rigorosas, ainda que consigam emagrecer nas primeiras semanas, voltam a engordar.

Leia o artigo completo na revista SCIAM de maio/2009

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores