+ Populares

Aviso


15 outubro 2009

Bebê obeso?

Essa foi a postagem do blog Bebê D+ na campanha de postagem coletiva pelo Dia Nacional de combate à obesidade.
Dia 11 de outubro! Estou participando da postagem coletiva para alertar sobre o problema da obesidade.
É importante ressaltar que esta postagem não vem acompanhada de receitas ou truques milagrosos. Ela tem o objetivo explicar de modo simples se seu bebê tem características de estar com o peso inadequado para a idade (sobrepeso ou obeso).

Você deve estar se perguntando. Bebê? Muitas pessoas acham que só adultos e adolescentes apresentam problemas com obesidade. Na verdade este é um problema que pode começar na primeira infância. Você já deve ter visto bebês muito fofinhos. São lindos e a primeira vista. Mas observe se este bebê é só fofinho ou se está muito pesado para a idade.

Muitos pais não fazem o acompanhamento adequado no primeiro ano de vida do bebê. E alguns acrescentam, por conta própria, farinhas e outros alimentos. Não sabem que isso pode levar a diversos problemas.

Quando suspeitar se seu bebê está obeso? A vovó, a titia, a vizinha dizem que ele está lindo!? Verifique a caderneta de vacinação do seu filho ela tem uns gráficos como estes (gráfico peso x idade).

Veja em qual curva ele está. Como saber? Muito simples veja as curvas abaixo. (Este gráfico é para meninas.)





Você deve ver se o peso do seu bebê está acima da linha indicada com P97. Bebês com peso superior ou nesta esta linha devem ser avaliados pelo médico pois estão com peso inadequado.

Caso a sua tabela não esteja marcada você mesma, em casa, pode fazer isso. Veja como:
Primeiro pegue os pesos do seu bebê para cada mês. Marque assim: no 1 mês suponhamos que ele tenha pesado 4,100g. Na linha horizontal você tem a idade e na vertical o peso. Marque o mês 1 e acompanhe até o peso de 4,1g. Observe que vai cair na quarta linha que corresponde a P50 (o que é bom). Com 2 meses suponhamos que ele esteja com 5,000g. Você vai fazer a mesma coisa. É muito simples.

Este é para meninos. É só fazer a mesma coisa.


Qualquer dúvida pergunte para o seu pediatra ou coloque aqui como comentário.
O mais importante: pessoas obesas ou com sobre peso merecem nosso respeito e nosso apoio. Incentive o esforço e dê seu carinho. Isso também ajuda no processo. Evite que seu filho ou filha coloque apelidos depreciativos nos coleguinhas. Isso torna a "batalha" muito mais difícil.
Ensine que carinho, respeito, consideração podem ser o início de uma grande e bela amizade! Afinal o "vírus" da amizade vale ouro!
Beijinhos para todos vocês com muito carinho.

Obs: os gráficos são ilustrativos. Use o da caderneta de vacinação de seu bebê ou sua criança. E observe se está usando o de menino para o menino e o de menina para as meninas. Existem algumas variações

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores