+ Populares

Aviso


17 setembro 2009

6 Sabotadores do Peso - parte III: O Ar Condicionado

Essa é a treceira parte da série Sabotadores do Peso. Na primeira falei sobre a falta de sono e na segunda sobre o stress. Hoje vamos entender o que o ar condicionado tem a ver com o excesso de peso.

Nosso corpo tem um eficiente mecanismo de regulação térmica. A temperatura corporal precisa ser mantida em torno dos 37 graus C, para garantir o bom funcionamento do organismo. Quando está muito frio nosso corpo treme como defesa para gerar calor, a partir de contrações musculares, enquanto quando está quente nosso corpo transpira a fim de que o suor em contato com o ar evapore, resfriando-o.
Imagine então quanto trabalho tem nosso corpo durante o dia com toda a variação de temperatura as quais somos expostos. Em um momento estamos sob o ar condicionado do carro e no minuto seguinte sob o sol escaldante na rua. E o corpo lutando para manter os tais 37 graus C. Toda essa dinâmica tem um custo, gera energia, ou seja gasta calorias.

Já está entendendo onde entra o ar condicionado na jogada? Não?! Vou explicar:

Imagine uma pessoa que passe 8 ~ 10 horas trabalhando em um escritório, com um refrescante ar condicionado ligado o tempo todo. Imagine que o trabalho desa pessoa exija que ela fique quase todo o tempo sentada e ainda faça suas refeições por lá mesmo. É aqui que mora o perigo.

Tendo menos trabalho para manter a temperatura corporal em função da temperatura estável do ambiente o corpo gasta menos, se juntarmos o trabalho sedentário e ainda o tipo da alimentação, que se feita no escritório, não deve ser muito saudável. Pronto engordamos!

O que fazer?
  • Caprichar mais na atividade física para suprir esse déficit
  • Se possível desligar um pouco o ar condicionado.

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores