+ Populares

Aviso


13 agosto 2009

O direito de ser gordo

Toda vez que se fala de gordo, de obesidade pensa-se imediatamente em emagrecer. Existe uma indústria gigantesca que vive da necessidade ou obseção das pessoas pelo emagrecimento. Apesar da condição do obeso estar associada ao desenvolvimento de uma série de doenças, ser magro não é garantia de se ver livre delas.
O gordo pode conviver com seus quilos a mais sendo saudável e o fator determinante para isso são os habitos de vida, ou seja uma boa alimentação e um nível mínimo de atividade física.
O obeso sofre pressão da sociedade para emagrecer por diversos motivos, há uma cultura de que ser magro é sinônimo de ser bonito. A obesidade custa caro ao governo por ter se tornado um problema de saúde pública, em função das doenças associadas. Para a iniciativa privada o gordo ocupa mais espaço, necessita de mais matéria prima e por isso custa mais caro.
Vemos hoje uma verdadeira caça as bruxas, há discriminação em diversos setores, não se tem o direito de ser gordo (questões de saúde a parte!)
De forma alguma estou aqui fazendo apologia ao obeso, mas levantando uma questão que precisa ser considerada: A obesidade é um problema apenas quando envolve questões de saúde. É preciso que a sociedade entenda que não é necessário ser magro, mas ser saudável!
Leia a matéria feita pelo Estado de São Paulo: Obesos lutam por "direito de ser gordo" e aproveitem para conhecer a revista Algo a Mais - Para quem não tem medo da fita métrica.

Um comentário:

Hapi disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores