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05 fevereiro 2009

10 dicas para segurar a compulsão alimentar

Clik no link e leia também:

1 - Faça um diário alimentar e anote tudo o que você come.
2 - Obedeça rigorosamente ao horário das refeições, comendo com intervalos de 4 a 5 horas.
3 - Jamais pule refeições.
4 - Quando, fora dos horários, surgir a vontade de comer, busque uma alternativa (caminhada, exercícios físicos etc.) que reduza a ansiedade.
5 - Antes de cada refeição, planeje o que você vai comer e prepare cuidadosamente a mesa e o prato.
6 - Preste a máxima atenção ao ato de comer. Não coma enquanto lê ou assiste televisão.
7 - Mastigue bem e descanse o garfo entre cada bocada. Isso ajuda a controlar a ansiedade. Mas é eficiente também porque existem dois mecanismos que promovem a saciedade. Um, de natureza mecânica, atua rapidamente, com o preenchimento do estômago. O outro, mais lento, depende da troca de neurotransmissores no cérebro. Comendo devagar, a pessoa dá tempo para que esse segundo mecanismo funcione.
8 - Jamais faça compras em supermercados de estômago vazio, para não encher o carrinho com guloseimas.
9 - Não estoque comidas tentadoras (doces, sorvetes, salgadinhos) em casa. Tenha sempre à mão opções saudáveis.
10 - Não vá a festas de estômago vazio. Se, chegando lá, você não resistir à tentação de comer alguma coisa, escolha aquilo de que mais gosta e dispense o resto.

Fonte: AFH

Um comentário:

Drauzio Milagres disse...

Acho muito importante dica é a de não termos "guloseimas" em casa, não compra-las, pois se tiver, vamos mesmo comer. Um abraço. Drauzio Milagres.

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