+ Populares

Aviso


20 novembro 2008

Dieta na terceira idade leva à perda de massa muscular

A pesquisa intitulada - Separate and combined effects of exercise training and weight loss on exercise efficiency and substrate oxidation - Realizada pela Universidade de Pittsburg e publicada no Journal of Applied Physiology (leia o resumo aqui), constatou que idosos que diminuem a ingestão de alimentos e não fazem exercícios perdem mais massa magra em relação àqueles que se exercitam.

64 pessoas entre 60 e 75 anos foram avaliadas durante quatro meses, todas obesas ou com sobrepeso. Foram divididas em três grupos:
  1. Dieta + exercício
  2. Dieta
  3. Exercício

Além de perderem massa muscular foi observado que os idosos que não fizeram exercício também não aumentaram a capacidade de metabolizar gordura quando comparados com os grupos com exercício.

Assim como em adultos a combinação dieta e exercício é a mais eficaz, além disso a pesquisa nos alerta para os riscos de conduzir o tratamento na obesidade apenas com a redução da ingesta calórica. A perda de massa muscular aumenta a chance do idoso se tornar dependente nas suas tarefas de vida diária mais rapidamente.

Leia também:

A relação do aumento dos níveis de IMC, RCQ e CC em homens que trabalham no sistema off-shore, em plataformas SS.

Nenhum comentário:

Hotwords

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Seguidores