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12 outubro 2008

Dia Internacional de Combate à Obesidade

Por: RA aos 5.2

Este dia foi instituído visando o estímulo de atividades preventivas e saudáveis.Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, a obesidade é um grave fator de risco para a saúde em geral.No Brasil, a data é marcada por uma série de iniciativas governamentais, entidades médicas, ONG’s, além de eventos em universidades e promovidos por empresas privadas.A Blogosfera não poderia ficar de fora... Através de nossos blogs combateremos, também, a obesidade!

  • Dicas Saudáveis:Mantenha um diário alimentar; Evite a alimentação automática, não faça nada diferente enquanto come (ver tv ou ler jornal, por exemplo); Alimente-se no local adequado, sentado - não coma em pé ou andando; Pouse os talheres entre os bocados e mastigue devagar os alimentos; Use uma lista durante as compras e não faça compras em jejum ou com fome; Evite dar e trocar receitas de alimentos; Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco; Procure conhecer o valor calórico dos alimentos: leia atentamente o rótulo; Procure alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura; Aumente os carboidratos complexos (como arroz, feijão e massas) e evite os carboidratos simples (como doces e açúcar); Torne a dieta pobre em calorias apetitosa (use ervas, temperos diferentes); Procure aumentar a quantidade de fibras na dieta (coma frutas com bagaço e verduras); Ingerir pelo menos 2L de líquidos por dia; Sempre que der vontade de comer algo, tomar líquidos antes.

  • Técnicas de exercício:Inicie os exercícios sempre de maneira gradual - não dispense a fase de alongamento, aquecimento e resfriamento; Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar; Aumente a atividade no seu dia-a-dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que possível, optando por fazer você mesmo algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem; Leve seu cachorro para passear.

  • Mudança de atitude:Procure distinguir entre fome e desejo; Resista aos desejos - não inclua-os em sua lista de compras; Não tenha sonhos impossíveis em relação ao peso - estabeleça objetivos realistas; Concentre-se em seu comportamento e não no peso (não se pese com freqüência); Viva as emoções aos invés de descontá-las nos alimentos; Quando pegar um alimento para comer perguntar se é fome ou não; Converse com a família para que eles apóiem e auxiliem no seu tratamento, evitando insistir no preparo de alimentos inadequados e não ridicularizando suas atitudes e esforços.

  • Dicas para compras em supermercados:Procure fazer as compras quando não estiver com fome. Ir ao supermercado com fome pode impulsionar a compra de alimentos calóricos e desnecessários; Faça uma lista! Com um planejamento das compras será mais fácil evitar os supérfluos; Leia os rótulos! Fique atento aos produtos dietéticos porque nem sempre eles serão as melhores opções. Verifique e compare o valor calórico e o teor de gorduras.

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