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12 outubro 2008

Caminhar é preciso

Por: Meu caderno de Dieta

Um corpo saudável deveria fazer parte da conquista de todo o homem. Para que a pessoa emagreça é necessário que ela tenha um gasto calórico maior do que o consumido, assim as atividades aeróbicas são boas responsáveis por essa queima de gordura. Uma das atividades físicas mais simples que vem crescendo nos últimos tempos é a caminhada. Andar é uma forma fácil e acessível de sair do sedentarismo.
A caminhada não exige equipamentos específicos, ou seja, basta um bom tênis, uma roupa confortável e uma garrafinha de água. A pessoa pode escolher caminhar pelas ruas, em parques ou em uma esteira, se tiver em casa.
É uma atividade física que emagrece, se o indivíduo manter um treino mínimo de três vezes por semana, com o tempo de uma hora cada por dia. O gasto calórico de uma caminhada, estilo passeio, com duração de uma hora chega à média de 350 calorias.
Mas emagrecer não é a única vantagem dessa atividade. Segundo um estudo da Universidade da Harvard, nos Estados Unidos, a caminhada aumenta o fôlego, previne as pessoas de doenças cardíacas e pode ser usada na prevenção de diabetes, osteoporose e colesterol.
Outro benefício da caminhada é o enrijecimento da musculatura das pernas, que conseqüentemente evita o aparecimento de celulites. Existe também a melhora da circulação sanguínea, que impede o aparecimento de vasinhos, além disso, ela também melhora a qualidade do sono, que é o responsável pela renovação das células.
A caminhada não é indicada apenas para quem quer emagrecer. Pessoas que estão em depressão ou estão por algum motivo se sentindo infeliz, podem recorrer a esse exercício, pois através dela há um amento da produção endorfina e da seretonina, que são responsáveis pela sensação de bem estar nas pessoas.

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